Skip to content

Manual de exportação e importação

Dicas de Importação; Tratamento manual de exportação e importação Administrativo de Importação; Acompanhamento das Cotas de Importação; Siscomex Importação – LI e Anuente Web; Material Usado – Similaridade; Habilitação no Regime Automotivo (ACE 14) Drawback; Exportação; Habilitação no SISCOMEX com alçada da SECEX; Portal. IPESU Ianara Teixeira APOSTILA DE SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Sistemática de importação e exportação Introdução A internacionalização do comércio aproximou as nações, independentemente de localização ou características particulares, e possibilitou um intercâmbio de bens e serviços de forma ágil e segura, através de um fluxo que tende a ser potencializado 5/5(3). Motores de automóveis (e manual de exportação e importação suas emissões) estão sujeitos à regulamentação da EPA. Windows Windows XP . A Intradebook, com sede em Florianópolis/SC, é uma empresa que desenvolve soluções inovadoras para operação de Views: Apr 10,  · Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 9 3- RESTRIÇÕES – DOCUMENTOS IMPORTANTES E/OU IMPRESCINDÍVEIS: a) Comunicado Especial-CE (cópia): Expedido pela ANVISA - importação de produtos utilizados em pesquisa clínica; b) Autorização de.

MANUAL DOS PROCEDIMENTOS DE IMPORTAÇÃO E (RE) EXPORTAÇÃO Otimizado para impressão frente e verso 2 / Versão: 1ª janeiro CIRCUITO DE APROVAÇÃO: Elaborado Ana manual de exportação e importação Paula Mendes da Silva e Carla Filipe Divisão de Circulação de Mercadorias (DCM) – Direção de Serviços de Regulação Aduaneira (DSRA). I TraTamenTO admInITraTIVO e aduaneIrO da ImpOrTaçãO e expOrTaçãO 8 2 - Portaria Secex nº 23/ Consolida as normas e procedimentos aplicáveis manual de exportação e importação às operações de comércio exterior. 18 Importação de Produtos Antes da Migração Antes da migração, para fazer a importação de produtos era necessário acessar o TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e no menu Utilitários selecionar a opção Importações / Exportações e em seguida selecionar a opção Importar Arquivos Texto. Este manual é utilizado para: assuntos pendentes referentes a exportações amparadas por DE/DE web (por exemplo, averbação ou retificação manual de exportação e importação de RE ou DE) e; assuntos gerais referentes ao tema exportação, não tratados no Manual manual de exportação e importação de Exportação via. Conforme vimos no capítulo 3, a primeira etapa de uma pesquisa é a importação de [HOST] seção iremos aprender a importar e exportar dados contidos em arquivos locais. o manual, ao longo do texto ou ao final de seus itens e subitens, apresenta links de sítios eletrônicos de órgãos e de entidades, no Brasil e no exterior.

2 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados manual de exportação e importação Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC versão foi desenvolvido para ser utilizado pelos pontos de digitação que não possuem uma ligação Internet estável a fim de permitir que os mesmos cadastrem e acompanhem as DNs localmente. um Exercício/Empresa seja exportada na sala de aula e, posteriormente, importada na casa/escritório do usuário, dando continuidade ao Exercício/Empresa que estava sendo desenvolvido, e vice-versa. Procedimentos Prévios; Despacho Aduaneiro; Fluxo do Despacho Aduaneiro; Casos Específicos; Não-Incidência, Isenção e Redução; Tratamento; Casos Práticos; Multas na Importação; Penas de Perdimento; Infrações e Penalidades; Conceitos. Feb 10,  · 10 melhores negócios - 6º Episódio - Importação e Exportação Abrindo uma empresa nos USA Fiz bem superficial, pois Importação e Exportação é o meu negócio principal e . by soncoelho in Browse > Science & Tech > Tech. A RFB acredita que este manual eletrônico constitui importante ferramenta para a orientação ao importador, com manual de exportação e importação conseqüente redução de erros e maior eficiência nos manual de exportação e importação procedimentos. Documentação do manual de exportação e importação Zabbix em português. Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 4 1.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 4 1. NF-e e aplicativos de contribuintes que apenas trabalhem com este tipo de formato de dados. Poderá ser útil aos transportadores, depositários e demais intervenientes. PREGÃO INTERNACIONAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Pregão Internacional: Enquadramento Legal: Lei Nº , DE 17 DE JULHO DE - Institui, no âmbito da manual de exportação e importação União, Estados, Distrito. 1) Localize onde se encontra a cópia do certificado, (HD, CD, pen drive, etc. 4 Barra de Ferramentas Manual do SINASC Módulo Exportador manual de exportação e importação Importador Esta tela mostra a Área de Trabalho do programa de Exportação e Importação de Dados. Manual de Exportação - Portal Único de Comércio Exterior; Remessas Internacionais; Importação.

Regimes de Origem; Importação. Zabbix manpages. Descubra qual é a diferença entre os conceitos de exportação e importação e como essas atividades impactam a economia de um país. 1º Observação: Ao posicionar o mouse sob cada um dos botões, será mostrada na barra de status da tela inicial e ao lado do ponteiro. Image: Facultatea de Business. O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos, como a soja manual de exportação e importação e carne bovina, para diversos países. Estrutura do manual: Tópicos: roteiros detalhados dos procedimentos aduaneiros relacionados ao despacho de exportação, acompanhado de links que remetem a textos legais, comentários e sequência de etapas e comandos utilizados no Siscomex.

3 - Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de manual de importação da unesp i - introduÇÃo importaÇÃo consiste na compra de produtos no exterior, por parte dos paÍses que deles necessitam, e na entrada de mercadorias num paÍs, provenientes do exterior. Manual do Despacho de Importação: Objetiva orientar os importadores nas atividades relativas ao despacho de importaçã[HOST]á ser útil aos transportadores, depositários e demais intervenientes. do Decreto. Para que a FAPESP faça exportação devem ser encaminhados à Gerência de Importação e Exportação desta Fundação. Manual do SINASC – Módulo Exportador Importador Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Introdução O Sistema SINASC versão foi desenvolvido para ser utilizado pelos pontos de digitação que não possuem uma ligação “Internet” estável a fim de permitir que os.

As atividades de vigilância agropecuária internacional são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e objetivam impedir a entrada e a disseminação de pragas que constituam ou possam constituir ameaças à agropecuária nacional, garantindo a sanidade dos produtos e a manual de exportação e importação qualidade dos insumos agropecuários importados e exportados. Exportação e importação são atividades referentes ao comércio internacional relacionadas, respectivamente, à entrada (compra) e à saída (venda) de produtos de um determinado país. Curso de Exportação e Importação, uma forma manual de exportação e importação prática de aprender a fazer negócios internacionais. O Manual de Exportação - Portal Único tem como objetivo orientar os exportadores, transportadores, depositários e demais intervenientes nas atividades relativas ao despacho de exportação nas peculiaridades advindas com a introdução do Portal Único de . PREGÃO INTERNACIONAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Pregão Internacional: Enquadramento Legal: Lei Nº , DE 17 DE JULHO DE - Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito.

Importar e exportar são fatores importantes para a economia de qualquer país, principalmente para os desenvolvidos e subdesenvolvidos. Tem por objetivo melhorar competências, principalmente das Pe -. Manual de Recepção de Certificados de Origem Digitais (COD): Objetiva orientar importadores e manual de exportação e importação seus representantes legais a apresentar Certificados de Origem Digitais (COD) às unidades locais da RFB responsáveis pela conferência aduaneira dos despachos de importação de suas mercadorias, reduzindo assim a necessidade do uso do papel e. 2) Exportação e Reimportação de Bens para Pesquisadores realizado pela FAPESP. Descubra qual é a diferença entre os conceitos de manual de exportação e importação exportação e importação e como essas atividades impactam a economia de um país.

5 3) Na tela abaixo, selecione o seu certificado digital e clique em Exportar. Apresenta também informações sobre a fase de licenciamento de importação. manual de importação da unesp a regulamentaÇÃo das atividades de importaÇÃo se dÁ por meio de leis, decretos, portarias, resoluÇÕes, etc. Atualmente o exportador não pode mais utilizar DE ou DE web para amparar suas exportações. o formato universal XML faz com que a integração de importação e exportação de manual de exportação e importação dados seja possível com ferramentas e aplicações de terceiros. Por meio da exportação, é possível a manual de exportação e importação realização da cópia das informações do Software para.

Com a migração, para fazer a exportação de dados da Integração com Ponto de Venda, o usuário deverá acessar o TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e acessar na aba “Utilitários” o menu “Mais” de Processos e selecionar a opção “Integrações”, em seguida a opção “Com Parceiros” e por último a opção. Procedimento de Importação e Exportação Perguntas Frequentes. Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda Remessas Internacionais (postal e expressa) e-DMOV (entrada no País de moeda, cheques e ouro ativo financeiro ou instrumento cambial).

4) O Assistente para exportação de certificados é iniciado. Confira o curso de Planejamento Tributário. A importação de um arquivo CSV criará um cliente em sua loja para cada endereço de e-mail no arquivo. Algumas universidades e escolas de negócios também estão utilizando a plataforma Intradebook para manual de exportação e importação enriquecer os seus cursos com simulações de negociações e operações internacionais. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou manual de exportação e importação serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode.

Insumos Agrícolas Agroquímicos; Insumos Agrícolas Fertilizantes; Insumos Agrícolas Sementes e Mudas; Insumos Pecuários Alimentação Animal; manual de exportação e importação Exportação. PREGÃO INTERNACIONAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS ENQUADRAMENTO LEGAL: Lei Nº , DE 17 DE JULHO DE - . O processo de exportação e importação de diagramas é muito utilizado quando é necessário comparti-lhar integrações sem necessitar acessar um TOTVS.

by soncoelho in Browse > Science & Tech > Tech. TOTVS ESB - Manual de Importacão e Exportação de Diagramas. O Brasil representa a maior economia da América Latina e, segundo o Observatório de Complexidade Econômica, o Brasil é a 22º maior economia de exportação do mundo. Regimes de Origem; Importação. capítulo 18), que sintetiza as informações fornecidas neste manual, pode-se identificar as principais etapas do processo exportador. Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens destinados às atividades de pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural (REPETRO) O Manual Básico de Importação é uma ferramenta importante, pois, tem como intuito. Lesson: Importação e Exportação¶ É claro que um banco de dados com nenhuma maneira fácil de migrar os dados para ele e para fora dele, não teria de muita utilidade. Saiba o que é mais vantajoso para um país e também quais.

Quando a EPA ou a. MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ÚNICA DE OPERAÇÕES VINCULADAS A EXPORTAÇÃO OU IMPORTAÇÃO ANTERIOR ) EXPORTAÇÃO TEMPORÁRIA E SUA REGULARIZAÇÃO Exportação sem saída da mercadoria do país: aplica-se nos casos de exportação ficta e bens a serem admitidos no regime aduaneiro especial de DAC, hipóteses em. O manual é atualizado periodicamente. > Manual Prático de Exportação para a Fileira da Construção Enquadramento O presente Manual Prático de Exportação integra-se na estratégia da Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) de apoiar o setor que representa. Por meio do fluxograma de exportação (v. Fluxograma que sistematiza o processo para a importação de mercadorias ou bens para o Brasil, destacando as fases administrativa e fiscal (aduaneira).

Cabe ao usuário observar a existência ou alteração de legislação posterior à data da versão indicada no manual. V – armas e munições, bem como suas partes, peças e simulacros; VI – fumo manual de exportação e importação e produtos de tabacaria, exceto a exportação de amostras de fumo, classificadas na posição da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), desde que a operação seja realizada por estabelecimento autorizado a exportar o produto, nos termos do art. Mais informações sobre o manual de despacho de importação (link externo). Exportação e importação consistem em atividades relacionadas ao comércio exterior, configurando entrada e saída ou a venda e a compra de mercadorias, bens ou serviços de um país a outro. Aquicultura e Pesca; Assistência Técnica e Extensão Rural; Boas Práticas e Bem-estar Animal; Câmaras Setoriais e Temáticas; Ceplac; Cooperativismo; Importação e Exportação. Importação e Exportação de Diagramas TOTVS.

o manual, ao longo do texto ou ao final de seus itens e subitens, apresenta links de sítios eletrônicos de órgãos e de entidades, no Brasil e no exterior. Felizmente, há uma série de ferramentas que lhe permitem mover facilmente de dados de dentro e de fora do PostGIS. O Manual do Despacho Aduaneiro de Importação tem como objetivo orientar os importadores nas atividades relativas ao despacho de importação.

Este manual tem como objetivo ajudar na utilização do Programa de Exportação manual de exportação e importação e Importação de Dados que é parte do sistema SINASC versão , e será utilizado para. Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. 13 IMPORTAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. Exportação e importação no Brasil.

O processo de exportação via Portal Siscomex está cada vez mais dotado de recursos e de funcionalidades. INTRODUÇÃO: Este manual foi elaborado pela equipe do Serviço de Importação e Exportação/Siex com o propósito de fornecer ao usuário informações sobre os principais procedimentos para instruir o processo de importação e exportação. TOTVS ESB - Manual manual de exportação e importação de Importacão e Exportação de Diagramas. Manual do Usuário Guia para exportação e importação do certificado digital tipo A1.

Ambas são atividades principais do comércio internacional de . pt:manual:xml_export_import. As entradas de clientes com e-mails ou telefones duplicados serão ignoradas durante a manual de exportação e importação importação, e apenas o último registro com o telefone ou e-mail duplicado será importado para a lista de clientes em seu admin da Shopify.

PREGÃO INTERNACIONAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS ENQUADRAMENTO LEGAL: Lei Nº , DE 17 DE JULHO DE - Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito. MANUAL DOS PROCEDIMENTOS DE IMPORTAÇÃO E (RE) EXPORTAÇÃO Otimizado manual de exportação e importação para impressão frente e verso 2 / Versão: 1ª janeiro CIRCUITO DE APROVAÇÃO: Elaborado Ana Paula Mendes da Silva e Carla Filipe Divisão de Circulação de Mercadorias (DCM) – Direção de Serviços de Regulação Aduaneira (DSRA). Manual para Exportação e manual de exportação e importação Importação de Certificados Digitais Certificado Digital tipo A1 Sistemas Operacionais compatíveis para importação. O Manual de Importação tem como objetivo orientar os importadores manual de exportação e importação nas atividades relativas ao despacho de importaçã[HOST]á ser útil aos transportadores, depositários e demais intervenientes. Confira o curso de Planejamento Tributário. Saiba o que é mais vantajoso para um país e também quais Author: Rafaela Sousa.

) e dê dois cliques no arquivo. Essas atividades exercem enorme influência na economia de um país, indicando suas potencialidades no setor industrial, bem como suas deficiê[HOST]: Rafaela Sousa. Mar 10,  · "O imposto de importação é considerado extrafiscal em sua função, pois ele é regulado não por motivos de arrecadação, mas por razões de política econômica e fiscal, consistindo em importante instrumento para esta regulação, e por isso mesmo sua alíquota pode ser alterada por decreto presidencial, não incidindo o princípio da legalidade nem anterioridade. Alerte-se que essa primeira publicação tratará da Declaração de Importação do tipo "Consumo", não abordando aspectos específicos dos demais tipos de declaração (Admissão. Aqui você poderá acessar o Manual de Exportação - Portal Único de Comércio Exterior, que tem como objetivo orientar os exportadores, transportadores, depositários e demais intervenientes nas atividades relativas ao despacho de exportação nas peculiaridades advindas com a introdução do Portal Único de Comércio Exterior. Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens destinados às atividades de O Manual Básico de Importação é uma ferramenta.

Capítulo 4 Importação e Exportação de Dados Locais. Está prevista para julho deste ano, com a implantação plena de um novo e moderno processo, a interrupção dos registros nos módulos Novoex, DE-Hod e DE Web, sistemas tradicionalmente utilizados para a realização de exportaçõ[HOST]: Conceição Moura. 3 - Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28 de setembro de Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 4 1.

"5/5(5). Por meio da importação, é possível a carga dos dados de notas para o Software Emissor e a sua posterior transmissão para a respectiva Secretaria de Fazenda. A FAPESP só faz exportação de material por ela importado e quando devidamente concedido no processo o trâmite da exportação. O Manual de Importação e Exportação de Obras de Arte é mais uma iniciativa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea [ABACT], pensado e desenvolvido a partir das dúvidas e necessidades das galerias brasileiras de arte contemporânea.

Tem por objetivo melhorar competências, principalmente das Pe -. Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 4 1. Importar e exportar são fatores importantes para a economia de qualquer país, principalmente para os desenvolvidos e subdesenvolvidos. O que é exportação? O que pode ser exportado/importado/5. Coleção de Importação e exportação - Vol. aplicativos de contribuintes que apenas trabalhem com este tipo de formato de dados. Qual a diferença entre importação e exportação?

I TraTamenTO admInITraTIVO e aduaneIrO da ImpOrTaçãO e expOrTaçãO 8 2 - Portaria Secex nº 23/ Consolida as normas e procedimentos aplicáveis às operações de comércio exterior. desde que cumpram os condicionalismos previstos no manual de exportação e importação manual do sistema simplificado de importações; (DU) de importação e demais documentos de apoio, incluindo o Certificado de manual de exportação e importação Origem devidamente preenchido. Navegação pelo fluxo do processo. Jun 06,  · Baixa agregação de mão de obra; O tempo de importação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional. Está de Exportação e Importação permite que além de efetuar uma conexão aluno x manual de exportação e importação aluno possa ser estabelecida uma conexão aluno x. Coleção de Importação e exportação - Vol. Zabbix Manual. Dicas de Importação; Tratamento Administrativo de Importação; Acompanhamento das Cotas de Importação; Siscomex Importação – LI e Anuente Web; Material Usado – Similaridade; Habilitação no Regime Automotivo (ACE 14) Drawback; Exportação; Habilitação no SISCOMEX com alçada da SECEX; Portal.

Será iniciado o Assistente para importação de certificados. Zabbix manpages o formato universal XML faz com que a integração de importação e exportação de dados seja possível com ferramentas e. Ficou interessado e quer manual de exportação e importação saber mais sobre o assunto? Zabbix Manual. Canal da IntradeBook - Guia prático para exportação e importação. Dados Central, alimentada e atualizada com os dados de todos os municípios que utilizam este sistema local.

Por meio da exportação, é possível a realização da cópia das informações do. Legislação: Permite consultar todas as normas citadas no Manual, exceto as Notícias Siscomex Importação que podem ser acessadas no próprio Siscomex. Acordos de Comércio Preferencial são compromissos que os países aceitam e ratificam para que as mercadorias gozem de tratamento preferencial na importação ou exportação. Importação é o processo comercial e fiscal manual de exportação e importação que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. É a entrada de mercadorias estrangeiras no paÍs, apoiada em documentos oficiais e observadas as normas comerciais, cambiais e. Clique em Avançar. cumprimento das leis que regulam a importação e exportação de muitos destes materiais. Se for.

A utilização deve ser feita por meio dos botões localizados no topo da tela (área destacada). Manual de Procedimentos Operacionais na Importação e Exportação 2. Por meio da importação, é possível a carga dos dados de notas para o Software Emissor e a sua posterior transmissão para a respectiva Secretaria de Fazenda.

Manual de Exportação por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais O Manual de Exportação tem como objetivo orientar os exportadores, transportadores, depositários e demais intervenientes nas atividades relativas ao despacho de exportação. A economia do Brasil tem um Índice de Complexidade Econômica (ICE) de 0, tornando-o o 37º país mais complexo. capítulo 18), que sintetiza as informações fornecidas neste manual, pode-se identificar as principais etapas do processo exportador. Certificado de Origem: é o manual de exportação e importação documento que comprova a origem da mercadoria para fins de obtenção de tratamento preferencial. Baixa agregação de mão de obra; O tempo de importação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional. Clique manual de exportação e importação em Avançar. O Manual de Importação e Exportação de Obras de Arte é mais uma iniciativa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea [ABACT], pensado e desenvolvido a partir das dúvidas e necessidades das galerias brasileiras de arte contemporânea. Zabbix documentation in Russian.

Exportação refere-se à atividade de venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um determinado país para outro., emitidas por manual de exportação e importação diversos ÓrgÃos como secretaria de comÉrcio exterior (secex), ministÉrio da fazenda, ministÉrio de ciÊncia e tecnologia, secretaria da receita federal, entre outros. Motores que não estão na norma de emissão de motores dos Estados Unidos devem ser importados através de um Importador Comercial Independente.

Por meio do fluxograma de exportação (v. TOTVS ESB - Manual de Importacão e Exportação de Diagramas. Serviço de Importação e Exportação – Siex Manual de Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação na Fiocruz 9 3- RESTRIÇÕES – DOCUMENTOS IMPORTANTES E/OU IMPRESCINDÍVEIS: a) Comunicado Especial-CE (cópia): Expedido pela ANVISA - importação de produtos utilizados em pesquisa clínica; b) Autorização de. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode.

Mais informações sobre o fluxograma do processo de importação (formato pdf, 59,5 Kb). Table of Contents. Legislação: normas legais e infralegais relacionadas aos tópicos abrangidos, apresentadas por tipo de ato normativo. o Brasil exporta produtos com vantagem comparativa revelada (o que significa que a sua quota das exportações mundiais para esses produtos é maior do que o que seria proporcional ao tamanho de sua economia de exportação e. > Manual Prático de Exportação para a Fileira da Construção Enquadramento O presente Manual Prático de Exportação integra-se na estratégia da Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) de apoiar o setor que representa.Manual do Usuário Guia para exportação e importação do certificado digital tipo A1. O Manual de Importação tem como objetivo orientar os importadores nas atividades relativas ao despacho de importaçã[HOST]á ser útil aos transportadores, depositários e demais intervenientes. A importação é a atividade de comprar produtos ou serviços produzidos por outros países, enquanto a exportação é o termo utilizado para vender produtos ou serviços para países estrangeiros.

Sistemas: Auxilia no preenchimento, acompanhamento e retificação de uma declaração de importação. Este documento foi assinado digitalmente por Paulo Cezar Ribeiro Da Cunha e Joao Paulo Foini.


Comments are closed.

html Sitemap xml